Projeto Pedagógico do Curso 2023.1 (versão em vigor)
Projeto Pedagógico do Curso 2023.1 (versão em vigor)
O Curso de Engenharia Elétrica da UFC tem sua estrutura curricular em regime semestral com carga horária mínima de 3.788 horas de formação requerida para a obtenção do diploma de Engenheiro Eletricista com uma duração padrão de 10 (dez) semestres letivos e, conforme art. 1o da Resolução no 14/CEPE de 03 de dezembro de 2007, uma duração máxima permitida de 15 (quinze) semestres letivos, nos turnos matutino e vespertino.
O currículo é composto por disciplinas de caráter teórico-prático, de atividades complementares, atividades de extensão, do Estágio Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso. Proporciona ao discente a construção de saberes, integrando os conteúdos com base na ligação entre teoria e prática, bem como ensino, pesquisa e extensão, promovendo a interdisciplinaridade e integração das dimensões técnico-científicas, ambientais e sociais.
Os conteúdos dos componentes curriculares são classificados como básicos, profissionalizantes, específicos e complementares, constituídos por 04 (quatro) núcleos temáticos de formação:
1. Núcleo de conteúdos básicos: 1.136 horas;
2. Núcleo de conteúdos profissionalizantes: 1.408 horas;
3. Núcleo de conteúdos específicos: 576 horas;
4. Núcleo de conteúdos complementares e prática profissional: 288 horas.
De forma transversal a estes núcleos temáticos de formação, a carga horária do curso ainda conta com 380 horas de carga horária de extensão. Assim, a estrutura curricular é composta por 2.672 horas de carga horária teórica, 448 horas de carga horária prática, 288 horas de formação complementar, e as 380 horas de carga horária de extensão, perfazendo 3.788 horas de conteúdo curricular, conforme Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, 2023 – Centro de Tecnologia / UFC apresentado no Quadro 1. As 380 horas de atividades de extensão exigidas serão cumpridas nas disciplinas obrigatórias do curso que possuem atividades de extensão em seu conteúdo programático (80 h), poderão ser complementadas em disciplinas optativas que ofertarão atividades de extensão em seu conteúdo programático (até 88 h), e na participação nos programas/projetos de extensão ligados à Universidade (até 300 h). A discriminação destes conteúdos é feita a seguir:
Graficamente, a integralização curricular do curso de Engenharia Elétrica pode ser visualizada no quadro abaixo, onde ficam destacados cada núcleo de formação: o núcleo de conteúdos básicos, profissionalizantes, específicos e, complementares e prática profissional.
- Migração para o Novo PPC
A migração do currículo anterior para o novo não será obrigatória para os alunos veteranos do curso mas, poderá ser realizada, de acordo com o desejo de cada um. Apenas os alunos ingressantes e/ou transferidos no início de vigência deste novo PPC é que, obrigatoriamente, já iniciarão suas atividades curriculares inseridos no novo PPC. E, para os alunos veteranos que desejarem realizar a migração, deverão oficializar essa decisão em documento próprio que deverá ser arquivado no curso e enviada uma cópia para a Pró-Reitoria de Graduação. A partir daí, será feito um aproveitamento das disciplinas já cursadas até o momento da migração, de acordo com a tabela de equivalências do Quadro 10, sem nenhum prejuízo de carga horária cursada para o discente.
Como realizar a Migração?
O(A) discente terá garantida a possibilidade de Migração ao longo do curso, podendo ocorrer apenas do currículo antigo para o novo (não há a possibilidade do caminho contrário), e uma vez feita não é revogável a Migração;
No caso da ENGENHARIA ELÉTRICA, o(a) discente deve enviar a DECLARAÇÃO DE MIGRAÇÃO CURRICULAR assinada até 15 dias antes do final do semestre vigente, para o e-mail secretariaccee@dee.ufc.
- Permanência no PPC Anterior
Considerando-se que as principais mudanças entre o currículo novo e o anterior são (1) a semestralização das disciplinas anuais do primeiro ano curricular e (2) a separação das disciplinas antes teórico-práticas em duas disciplinas distintas (uma de teoria e outra de laboratório), praticamente não houve mudanças nas cargas horárias das disciplinas, apenas mudanças pontuais. Desta forma, não há a necessidade de oferta simultânea de componentes curriculares que atendam os dois currículos, pois os estudantes que não desejarem realizar a migração entre currículos poderão cursar normalmente os componentes curriculares ofertados e, caso seja necessário, de acordo com a tabela de equivalências do quadro abaixo, será realizado o devido aproveitamento da carga horária efetivamente cursada.
Destaca-se que as equivalências do Quadro 10 foram planejadas pelo NDE de forma a facilitar a transição entre PPCs (antigo e novo), evitando afetar a carga horária: a grande maioria das equivalências mantém a mesma carga horária total das disciplinas do PPC antigo. Cita-se como um caso de exceção nos componentes curriculares obrigatórios a disciplina de INTRODUÇÃO À ENGENHARIA por ter passado de anual para semestral.