Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica

Área do conteúdo

Tipos de Mobilidade Acadêmica

Informações Gerais

A mobilidade acadêmica é o processo que possibilita ao discente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior -IES estudar em outra Universidade. Após a conclusão do intercâmbio, o estudante pode obter um comprovante de estudos e, possivelmente, o aproveitamento de disciplinas em sua instituição de origem.

A mobilidade acadêmica envolve a existência de condições apropriadas, que contribuem com a formação e o aperfeiçoamento dos quadros docente e discente, objetivando a aquisição de novas experiências e a interação com outras culturas.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional deve ser realizado de acordo com o Calendário Universitário da IES estrangeira, permitindo que os estudantes participantes do programa estejam sujeitos às normas regimentais e estatutárias da IES de destino. Normalmente a mobilidade acadêmica não excede um ano letivo (dois semestres).

Os pedidos de inscrição dos alunos que desejam participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional devem ser realizados mediante encaminhamento do Coordenador do Curso de Graduação à Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), juntamente com o plano de estudos elaborado pelo aluno, contendo as disciplinas que cursará na IES desejada (ver link disponível aqui).

Caberá ao Coordenador do curso analisar as solicitações de afastamento temporário, bem como o(s) programa(s) da(s) disciplinas(s) a ser(em) cursada(s), de modo a permitir, inequivocamente, a posterior e obrigatória concessão de equivalência e consequente dispensa. O Coordenador emitirá parecer conclusivo sobre as solicitações e informará a Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica da PROINTER para que esta providencie junto a IES pretendida a efetivação do Intercâmbio.

O afastamento temporário da instituição somente se efetivará quando a IES receber, da instituição pretendida, comunicação formal de aceitação da solicitação, acompanhada do respectivo comprovante de matrícula.

No período de afastamento temporário, o estudante terá sua vaga assegurada no respectivo curso, com matrícula que o identifique como integrante do Programa de Mobilidade Acadêmica, devendo esse período ser computado na contagem do tempo máximo disponível para integralização do curso.

Mobilidade Acadêmica vinculada a programas

Nesse tipo de mobilidade, o discente participa de um dos diversos programas oferecidos por diversos países, como é o caso dos Programas BRAFITEC, BRAFAGRI e Duplo Diploma de Graduação em Engenharia (com a França), BRAMEX (com o México), UNIBRAL e PROBRAL (com a Alemanha).

Baseado em intensas negociações entre a Universidade Federal do Ceará(UFC) e universidades europeias, o programa Erasmus Mundus beneficiou vários estudantes da UFC através de projetos coordenados pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha), pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e pela Universidade do Porto (Portugal).

A UFC também participou do PROGRAMA ALFA, programa de cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES) da União Europeia e da América Latina, e PROGRAMA ALBAN, programa de cooperação entre União Europeia e países latino-americanos, destinado a estudantes e profissionais latino-americanos e futuros acadêmicos.

Mobilidade Acadêmica Livre

Nesse tipo de modalidade acadêmica, o discente participa do programa da IES estrangeira, realizado através de convênios celebrados para esse fim, como também de IES não conveniadas que aceitam o aluno sem a celebração do convênio. As despesas decorrentes da participação no Programa de Mobilidade Acadêmica correrão às expensas dos estudantes.

Acesse o Edital de Mobilidade Livre.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo