Apresentação do Curso
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
a) Nome do curso: Engenharia Elétrica.
b) Ano e semestre de início de funcionamento do curso: Segundo semestre letivo de 1974.
c) Titulação conferida: Bacharel em Engenharia Elétrica.
d) Modalidade do curso: Ensino presencial.
e) Nome da mantida: Universidade Federal do Ceará
f) Endereço de funcionamento do curso: Campus do Pici, Bloco 705, Caixa Postal 6001, CEP: 60455-760. Fortaleza, Ceará, Brasil.
g) Turno de funcionamento do curso: matutino e vespertino (integral).
h) Número de vagas oferecidas por semestre ou ano: Cem vagas por ano, entrada única.
i) Carga horária total do curso: 3.876 h, 242,25 créditos.
j) Tempo mínimo e máximo para integralização em semestres: Tempo mínimo de 8 semestres letivos, padrão de 10 semestres letivos e máximo de 15 semestres letivos, com uma carga horária mínima de 12 e máxima de 30 horas semanais.
k) Formas de ingresso no curso e periodicidade: A UFC realiza a seleção de suas vagas nos Cursos de Graduação Presencial, com exceção de Letras-Libras, utilizando a metodologia do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde para o curso de Engenharia Elétrica, a seleção é feita uma vez por ano. Além do SiSU, outras formas de ingresso são: admissão por convênio; aluno especial; mudança de curso; transferência.
l) Resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no último triênio: Conceito 4 em 2017.
m) Atos legais do curso: O curso de Engenharia Elétrica teve sua criação aprovada pelo Conselho Universitário da UFC em 19 de julho de 1974, tendo sido reconhecido pela Portaria nº 570 de 27 de outubro de 1980 do Conselho Federal de Educação (CEF) e publicada no Diário Oficial da União em 30 de outubro de 1980. A renovação de reconhecimento do curso de Engenharia Elétrica foi feita pela Portaria MEC nº 921 de 27 de dezembro de 2018 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 2018.