Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica

Área do conteúdo

Enade

O que é o Enade ?

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

A prova do Enade, a ser realizada em 4 horas, é composta por:

  • 10 questões de Formação Geral, sendo 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas que avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto;
  • 30 questões do Componente Específico da área avaliada envolvendo situações-problema e estudo de casos, sendo 27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas;
  • Questionário de percepção sobre a prova.

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Leia mais:
A relação do Enade com outros indicadores de qualidade

Por que fazer o Enade ?

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

O Enade acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil.

Deste modo, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Leia mais:
Por que levar o Enade a sério?

Quem deve fazer o Enade ?

A prova é destinada aos concluintes que tenham expectativa de finalizar o curso no ano corrente ou até julho do ano seguinte à presente edição do Enade. É preciso, na ocasião do teste, ter integralizado mais de 80% da carga horária mínima. No caso dos Cursos Superiores de Tecnologia, prestam o Enade os alunos que tenham expectativa de conclusão até dezembro do ano corrente ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do curso.

Só estão dispensados do Exame os estudantes que se graduarem nos cursos não coincidentes com os selecionados para aquele ano de aplicação da prova, tiverem colado grau até o último dia de retificação das inscrições no corrente ano ou estiverem oficialmente matriculados, cursando atividades curriculares, em instituição estrangeira conveniada com sua universidade, na data de realização do Enade.

Os alunos ingressantes são inscritos pelas coordenações apenas para fins de regularidade junto ao Enade, mas são dispensados de participar do Exame.

Fonte: https://enade.ufc.br/pt/

<<Voltar

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo